quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Parque Chico Mendes ganha mais duas onças




Em quarenta dias os visitantes do Parque Chico Mendes, poderão ver os dois filhotes de onça que nasceram esta semana no zoológico do Parque, filhos da onça Rebeca, criada em cativeiro no local.  A secretária de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, explica que os animais devem passar por este período de quarentena logo depois que nascem para evitar problemas de saúde. Em seguida os dois filhotes poderão ser visitados.


Brilhante conta que é rara a reprodução de mamíferos de grande porte, como a onça, em cativeiro, o que demonstra que a onça está em boas condições nutricionais e psicológicas. Os filhotes são filhos da única onça fêmea do Parque, onde há dois machos da espécie. Em 2010 Rebeca teve 2 filhotes. Em 2011 deu mais duas crias e agora teve mais dois filhotes. Segundo a secretária, em alguns meses, os filhotes são encaminhados para outros zoológicos do país, por falta de espaço para compor o habitat dos animais.    Atualmente o berçário do Parque conta ainda com filhotes de anta, paca e veado.

O Parque Chico Mendes abriga hoje 186 animais de 33 espécies diferentes, como aves, onças, macacos, antas e outros. No local há outros tipos de animais que vivem livremente na área de 76 hectares do Parque Chico Mendes. Do total, só 20 hectares são abertos à visitação pública, o restante permanece com mata virgem. Para os animais, além do zoológico, há o centro de triagem e hospitalização.

O prefeito Marcus Alexandre, que esteve recentemente no Parque com a família, garantiu melhorias na estrutura do local, que fica aberto de terça á domingo das sete horas da manhã até as 17:30.

Fonte;Assessoria da prefeitura de Rio Branco http://www.riobranco.ac.gov.br/v4/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário