sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ÔNIBUS ARTICULADOS (SANFONA) VÃO DESAFOGAR O TRÂNSITO DE RIO BRANCO




A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) está realizando estudos para colocar em operação, nos próximos dias, dois ônibus articulados (popularmente conhecidos como “sanfona”) e outros dois ônibus alongados. As empresas já realizaram a aquisição dos veículos, mas algumas adequações estão sendo realizadas para que eles possam começar a operar nas ruas da cidade. A aquisição é parte de um pacote de medidas adotadas pelo Prefeito Marcus Alexandre, com o objetivo de melhorar o sistema de transportes da cidade e dar maior fluidez ao trânsito.

Os dois ônibus articulados foram adquiridos pela empresa Via Verde e vão atender, em caráter experimental, as linhas Sobral e Universitário. São veículos que sairão dos bairros com destino ao terminal urbano. “A idéia é que sejam ônibus expressos, fazendo no máximo três ou quatro paradas durante o percurso”, explica o superintende da RBTRANS, Ricardo Torres.

Quando estiverem em operação, os ônibus vão funcionar nos horários de pico pela manhã, ao meio dia e também no final da tarde. Além de desafogar o trânsito, esses ônibus serão muito úteis para estudantes e trabalhadores, que precisam chegar com rapidez ao destino.





Os ônibus articulados são veículos longos que podem acomodar em torno de 120 pessoas, das quais 47 confortavelmente sentadas. De acordo com Ricardo Torres, numa comparação rápida, apenas um ônibus desse representa em torno de 90 veículos a menos nas ruas da cidade.

Eles vieram da Bahia, não são ônibus zero quilômetro, mas estão em excelentes condições de uso e os motoristas já estão sendo treinados para se adequarem a este novo tipo de veículo. “Os motoristas já estão se familiarizando com os novos veículos”, explica Ricardo Torres.

Para o gerente de operações da empresa Via Verde, Valdecir Almada, a grande vantagem dos carros articulados é que eles transportam um número maior de passageiros e oferecem mais conforto aos usuários. “Os novos ônibus vão permitir atender os usuários com mais qualidade e eficácia, principalmente nos horários de pico”, faz questão de frisar.

Há todo um esforço da Prefeitura de Rio Branco, através da RBTRANS, para cobrar das empresas de transporte coletivo a renovação da frota de ônibus e melhores para atender a população. Segundo Ricardo Torres, há alguns anos, a média de idade dos veículos era de aproximadamente doze anos. Agora, essa média está em cinco anos. “Estamos verificando as condições de manobra dentro da cidade e também vamos medir a aceitação da população em relação a esse tipo de transporte”, afirma Ricardo Torres.


Fonte - http://www.pmrb.ac.gov.br ( Prefeitura de Rio Branco )

Nenhum comentário:

Postar um comentário