sexta-feira, 24 de maio de 2013

MEC AUTORIZA PRIMEIRO CURSO PRIVADO DE ENGENHARIA CIVIL NA UNINORTE


     


Com informações: DECOM/Uninorte


O Ministério da Educação, através da Portaria n.º 180, de 8 de maio de 2013, autorizou a abertura do curso de Bacharelado em Engenharia Civil na Uninorte. Serão 150 novas vagas ofertadas no vestibular remanescente com inscrições abertas a partir do dia 17 de junho e com início das aulas em agosto deste ano.
O curso de Engenharia Civil proporcionará conhecimentos e habilidades para que o futuro profissional adquira condições de atuar de forma qualitativa no mercado de trabalho integrado, conforme as necessidades da comunidade local e regional, em crescente expansão nesta última década. E no momento em que o Estado do Acre experimenta a sua quase completa integração, através de rodovias, além de crescimento no número de construções de grande porte como supermercados, shoppings e do processo de verticalização.
O profissional da Engenharia Civil tem, dentre suas atribuições, atividades como definição de esquemas de construção, cálculo de dimensões de peças e supervisão de instalações, construir e reformar edifícios, captar e instalar rede de distribuição de água. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada na publicação Imagem do Engenheiro na Sociedade Brasileira (2010), a engenharia “é vista por engenheiros e futuros engenheiros, incluindo vestibulandos e estudantes, como uma profissão moderna, voltada para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento social”.
Atualmente, de acordo com o SENAI (Inova engenharia propostas para a modernização da educação em engenharia no Brasil, 2006), é grande o déficit nacional em áreas que dependem muito de engenheiros, como habitação, saneamento básico, saúde e inclusão digital. Diante desse quadro, o IBGE prevê um aumento de 40 milhões de novos brasileiros nas próximas três décadas, e essa expansão exigirá mais ampliações de infraestrutura, na ordenação de ocupações e no uso dos espaços terrestres e de águas, são essas algumas das tarefas cruciais que exigem engenheiros.
No estado do Acre, o planejamento estratégico do governo (PPA 2012/2015), prevê no eixo infraestrutura e desenvolvimento urbano, desde a ampliação da cobertura do saneamento básico, pavimentação de todas as vias urbanas dos municípios do Estado do Acre e construção de habitações populares com padrões bási­cos de habitabilidade até a desobstrução e limpeza de rios e igarapés e ainda a conclusão das obras de pavimentação da ro­dovia BR-364, incluindo as pontes. Ou seja, o mercado em crescimento trará abertura de oportunidades aos profissionais de Engenharia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário