quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS



O dia 05 de junho foi adotado pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 1972, para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo. Desde então esse dia se tornou uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção sobre as muitas maneiras como agimos sobre a natureza.
Este ano a ONU está chamando a atenção para o imenso e absurdo desperdício de comida que praticamos diariamente em nosso planeta. Calcula-se que são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente, o que equivale a um terço de toda a produção mundial. Ou seja, se não houvesse tamanho desperdício poderíamos resolver o problema da fome no mundo.
Mas o que acontece é exatamente o contrário. De acordo com o Unep, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome em todo o planeta. Cerca de 20 mil crianças, com menos de 5 anos de idade, morrem por desnutrição todos os anos.
A ONU aponta ainda que, enquanto os países em desenvolvimento, tem enorme perda durante a produção e o transporte, nos países mais ricos o problema está basicamente no comportamento dos consumidores que jogam fora muita comida.
Assim é importante perceber que cada um de nós pode dar sua contribuição para diminuir o desperdício de alimentos e assim ajudar para que todos nós possamos ter uma relação sustentável com o meio ambiente. Principalmente neste ano em que se completam 25 anos da morte de Chico Mendes é hora de lembrarmos seus ideais e defender nosso planeta!

Vamos fazer a nossa parte também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário