sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PROSPECÇÃO DE GÁS NATURAL E PETRÓLEO PODE GARANTIR UMA NOVA FRONTEIRA ECONÔMICA E SOCIAL NO ACRE, AFIRMA ANÍBAL DINIZ

(Foto: Assessoria Senador Anibal Diniz)


O senador Aníbal Diniz (PT) fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira, 12, ressaltando a importância de debate que acontece na manhã desta sexta-feira, 13, sobre as perspectivas de exploração de petróleo e gás natural no Acre. A palestra, que tem como tema ”Exploração e Produção de Petróleo e Gás na Bacia do Acre – Oportunidades de Investimentos”, será ministrada pelo engenheiro Newton Monteiro, que há 42 anos trabalha com petróleo e gás no Brasil, no auditório da Federação das Indústrias do Acre – FIEAC, às 9 horas.

De acordo com Aníbal, a exploração de gás natural e petróleo no Acre, se confirmada, irá garantir uma nova fronteira econômica e social no Estado, e poderá significar uma série de novas possibilidades de emprego e desenvolvimento.

“Essa é uma notícias muito animadora para o Estado do Acre principalmente para o Vale do Juruá, em quemoram importantes acreanos, pessoas que se dedicam, da melhor forma possível, à luta pela sobrevivência. Nós temos a grande possibilidade de dar um passo significativo no sentido de promover o desenvolvimento econômico daquela região, a região do Vale do Juruá”.

Nessa palestra, serão expostas informações relevantes sobre as bacias terrestres, o estágio de conhecimento dessas bacias e também o resultado da exploração de petróleo e gás no Peru, país que faz fronteira com o Estado do Acre. Também serão expostas as características e os aspectos importantes dos negócios de exploração e produção de petróleo egás. Esse tema é extremamente relevante porque envolve potencialidades que podem se transformar em riquezas expressivas e em desenvolvimento econômico e social para o povo do Acre e, principalmente, para a população do Vale do Juruá.

Segundo o engenheiro Newton Monteiro, numa área muito menor que a do Acre, por exemplo, na área de 10 mil quilômetros quadrados, no Estado da Bahia, a Agência Nacional de Petróleo e Gás já identificou 90 campos de petróleo. Do outro lado, do Peru, a possibilidade é que também exista um número muito maior de campos de petróleo, exatamente nas vizinhanças do Estado do Acre.

“Portanto, a pergunta que é colocada e que ecoa, no momento, é a seguinte: se a bacia do Peru é a mesma do Acre, não é possível existir petróleo no Estado do Acre? A Agência Nacional de Petróleo e Gás considera que essa resposta seja afirmativa, que sim, porque todos os estudos realizados até o momento apontam para essa possibilidade”.

Aníbal Diniz revelou que foi Newton Monteiro um dos responsáveis por incentivar, a partir de 2007, o então senador e hoje governador Tião Viana a continuar a sua antiga luta de apostar na perspectiva de existência de petróleo e gás no Estado do Acre.

“Naquele ano, o senador Tião Viana conseguiu incluir no Orçamento Geral da União a importância de 27 milhões para a Agência Nacional de Petróleo e Gás investir nos levantamentos aéreos, geoquímicos e sísmicos, todos já realizados no Estado”

Aníbal Diniz revelou que falta apenas iniciar as perfurações dos poços, previstas para serem definidas em leilão que já está agendado, também, pela ANP para o dia 30 de novembro.

“Nós estamos ansiosos para que esse leilão realmente aconteça, para que as empresas sejam contratadas por meio de licitação, para iniciarem o processo de perfuração para exploração de gás e petróleo na bacia do Acre”.

Na região do Juruá para verificar se a região reúne, realmente, as condições para prospectar petróleo e gás, foram feitos diversos estudos que incluíram levantamentos aéreos, entre 2007 e 2008, e levantamentos geoquímicos, de 2008 a 2010. A última fase, que foi o estudo de levantamento sísmico terrestre, foi concluída em 2012.

A bacia do Acre abrange os Municípios acreanos de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter e Rodrigues Alves, e também abrange dois Municípios do Estado do Amazonas, que são os Municípios de Guajará e Ipixuna. (Com informações das notas taquigráficas do Senado)

Fonte - Agencia de noticias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário